Photobucket - Video and Image Hosting

Bifurcação: October 2007

Bifurcação

Tuesday, October 30, 2007

stoà

cansa minha beleza (rárárá!!!) a correria do dia-a-dia no mundo secular.

apesar de querer muito combinar apolíneo e dionisíaco num todo harmonioso com que possa conviver sem envergonhar-me de mim mesmo, falta a porra daquele material indefinível até agora: TEMPO.

tenho me contentado em viver tão somente no plano das idéias.

é divertido.

o resto dos períodos denominados 'dias' passo num estado de estupor muito similar aos sonhos. o lance de 'acordar' 4:45 todo dia significa 'levantar' e 'permanecer na vertical' mesmo que meus instintos indiquem que seria muito mais proveitosa a horizontal, dado o cansaço acumulado por todo um ano.

mas não é pra isso que estou aqui.

uma das minhas hqs longas (8 páginas) acabou de ser desenhada. queria compartilhar minha satisfação.

Monday, October 29, 2007

news

daí que tou com mais uma pilha de literatura de alta octanagem aqui pegando poeira enquanto digito essas linhas tortas. tô entendendo muito melhor a tal síndrome de Bartleby. 'prefiro não fazer' é uma das minhas frases preferidas do dia.

vou contar procês, mas não é pra espalhar (mentira! quanto mais gente ficar sabendo, melhor!): dentro de umas duas semanas vamos começar a tentar uns experimentos no DESVIO e vamos precisar de todo o feedback com que pudermos contar.

pra mim e pro Jean vai ser uma evolução natural do processo, já mencionada desde o começo entre nossas intenções. pro leitor...

bom, esperamos que seja uma surpresa agradável.

Wednesday, October 24, 2007

sick

hm.

tou começando a me sentir melhor agora, depois de uma semana de molho.

zilhões de coisas aconteceram entre um e outro momento, a maioria delas mera repetição do que acontece sempre. deve ser verdade que nenhuma novidade é uma boa nova.

parei tudo.

só voltei a escrever ontem (ou foi anteontem? não lembro, tá tudo levemente borrado na minha memória recente).

nesse meio tempo, consumi umas cem páginas do ECCE HOMO em que nietzsche prega, entre outras coisas, as virtudes de ficar doente. tenho uma palavra pra isso: NÃO!!!

hoje o meu sistema motor voltou a funcionar mais ou menos, inclusive a coordenação das mãos, o que explica o fato de você estar lendo estas linhas.

quando tiver mais tempo devo digitar e publicar o próximo capítulo de CIDADE.

já tem tira nova em DESVIO. essa é bem menos sensual. tem um homem e um cavalo, mas sem perversões.

Monday, October 15, 2007

GIBIS!!!

srs., sras. e demais...

faz tempo que não veiculo nenhum link que leve a histórias mais longas, então aí vai:

a editora Nona Arte não costuma deixar as pessoas na mão.

depois me digam se gostaram do que viram, feito?

é só seguir os links à sua esquerda no monitor.

Saturday, October 13, 2007

swift

fazer download do que vai na cabeça pode não ser tão fácil quanto parece.

outro dia tava lendo AS VIAGENS DE GULLIVER e pensando em como usar a visita do velho Lemuel ao país dos houyhmhmns na tira que co-produzo com o camarada Jean Okada. estava com o livro, sentado numa escadaria na saída do prédio em que trabalho, e me divertindo com a narrativa insanamente hilária de Swift, quando uma colega passou por mim e perguntou o que eu lia.

respondi.

claro que a opinião que grande parte das pessoas tem sobre AS VIAGENS é que se trata de mais um livro de aventuras infanto-juvenil.

lêdo engano.

Swift era um satirista impiedoso, o que pode ser confirmado com a leitura de seus PANFLETOS. nas supostas aventuras de Gulliver o que se vê é, nada mais, nada menos, do que uma crítica feroz à sociedade, ao indivíduo e instituições.

os houyhmhmns, por exemplo, são uma raça de cavalos inteligentes que convive, em seu país, com os yahoos, criaturas primitivas idênticas ao homem em muitos aspectos além do físico.

os houyhmhmns são governados pela razão e pela natureza e ignoram conceitos como opinião e mentira. eles sequer têm em seu vocabulário palavra equivalente pro segundo exemplo, substituindo-a pela expressão que, ao fim da releitura, já é familiar: dizer aquilo que não é.

quem pensa que Gulliver interage só com homens muito pequenos ou gigantescos engana-se redondamente.

na terceira parte do livro ele vai parar numa cidade voadora cujos habitantes têm muito de alienígena... um contato imediato muito antes de isso estar em voga.

é interessante que nos muitos desenhos animados baseados no livro se enfatize o aspecto mais fantasioso das histórias. é interessante, também, notar que mesmo naquela época Swift propusesse soluções práticas pra problemas que não são novos, como a explosão demográfica e a escassez de recursos decorrente dela.

os houyhmhmns não usam método anticoncepcional, só bom-senso, e ainda assim só têm dois filhos por casal, um de cada sexo, de modo a perpetuar a espécie e manter a carga leve pro ecossistema.

e pensar que deram um nobel da paz prum sujeito que só faz afirmar o óbvio, o que todo mundo tá cansado de saber...

mas até aí, tem gente que pensa que AS VIAGENS DE GULLIVER é livro pra criança e que se alguém lê esse tipo de material tá querendo relaxar.

não eu.

tou mesmo a fim de encontrar idéias que sejam traduzíveis em pouco espaço pra consumo rápido.

e começa...

…hoje à noite (ou de madrugada) devo postar a primeira parte do primeiro capítulo de CIDADE, a nova novela de Lucas Profit, ou Bono pros íntimos.

isso porque cheguei num ponto da história em que tudo deve se encaminhar pruma resolução de algum tipo.

fazer a primeira história foi interessante e também um aprendizado. acho que dessa vez consegui evitar pelo menos alguns erros que cometi quando me aproximava do final.

além disso tem o lance de não ter tido pressa de terminar, o que é importante, até porque não terminei, de fato.

Thursday, October 11, 2007

arre!!!

té que enfim chegou o fds prolongado.

tava precisando ficar de papo pro ar sem fazer picas (no bom sentido, não de fora pra dentro). quer dizer, não me importo em passar dias lendo e escrevendo, mas a perspectiva de entrar em mais uma sala de aula e encarar o pelotão de fuzilamento juvenil enquanto falo sobre coisas que eles não estão interessados em saber me plenifica os testículos.

não é que não goste do processo todo, de tentar fazer pensar, mas acho que de momento, a educação teria que ser repensada desde às bases a fim de termos alunos pelo menos alfabetizados no ensino médio, pessoas capazes de comunicar, por escrito ou falando, suas idéias e de saber diferenciar que idéias são, de fato, suas e quais são forçadas garganta abaixo pela mídia, amigos e correlatos.

senso crítico, é tudo que quero.

Friday, October 05, 2007

digressão

mór preguiça nos últimos dias em que me vi obrigado a cumprir tarefas burocráticas das mais chatas imagináveis no trampo secular e fui impedido, inclusive, de fazer minhas digressões alucinadas de sempre (tá, não é pra tanto, mas você entende).

ontem, levado pelo desejo de ver mais gente freqüentando o DESVIO, peguei um texto do meu camarada em armas Jean Okada e postei aqui sem atribuir a autoria. mal aí, Jean.

algumas novidades (aquelas que venho comentando há pelo menos um mês) começam a se concretizar, mas ainda não posso entrar em detalhes. só dizer que estou satisfeito com o rumo que as coisas estão tomando. há a séria possibilidade de uma das minhas parcerias mais antigas ser ressuscitada.

hint, hint!

Thursday, October 04, 2007

DESVIO

DESVIO é uma tira semanal que fala sobre… Bom, sobre TUDO!

Sem tema ou personagens fixos. Diferente da tradição humorística das tiras nacionais, DESVIO não é, essencialmente, uma tira de humor - embora não descartemos o gênero e talvez a tira de estréia possa ser lida como cômica, dependendo do leitor.

O objetivo é ir além da fórmula piada-contada-em-3-ou-4-painéis e trabalhar o conceito de que a tira é uma mini-HQ que pode contar qualquer tipo de história, de várias formas diferentes.

Esse dinamismo no conteúdo se reflete também no formato da tira: histórias fechadas revesando com histórias serializadas em arcos de tiras.

Esperamos que vocês gostem e passem a nos acompanhar.

Web Page Counters
Online Dating Sites