Photobucket - Video and Image Hosting

Bifurcação: 0113

Bifurcação

Wednesday, January 02, 2008

0113

começar é sempre mais difícil.

li um artigo sobre plagiarismo do Jonathan Lethem (leia seus livros) diferente de tudo em que já pus as vistas. acho que o que o torna único é o fato de ter sido totalmente composto por fragmentos de textos alheios.

se tivesse que escolher um tema sobre o qual trabalhar, seria 'autoria'. acho bastante interessante, o tipo de material que geraria discussões que eu gostaria de acompanhar.

meus autores preferidos estão sempre tomando emprestado alguma coisa de alguém... no sentido literário, claro. chame de homenagem, epígrafe ou o que for, livros inteiros podem nascer de pedaços mínimos de idéias de outros caras.

como o que estou lendo no momento e me mantém mais interessado. AS PALAVRAS E AS COISAS se originou de uma enumeração relacionada num ensaio de Borges mas vai além disso... associando as idéias defendidas por Lethem e Foucault me ocorreu que, se fôssemos levar a sério a idéia de autoria, pensar seria um processo difícil porque estaríamos privados de uma série de termos pelos quais precisaríamos pagar pra usar.

'quark', por exemplo, é uma palavra criada por James Joyce e que foi emprestada pelo físico Murray Gell-Mann pra nomear aquela particulazinha elementar...

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Web Page Counters
Online Dating Sites