Photobucket - Video and Image Hosting

Bifurcação: swift

Bifurcação

Saturday, October 13, 2007

swift

fazer download do que vai na cabeça pode não ser tão fácil quanto parece.

outro dia tava lendo AS VIAGENS DE GULLIVER e pensando em como usar a visita do velho Lemuel ao país dos houyhmhmns na tira que co-produzo com o camarada Jean Okada. estava com o livro, sentado numa escadaria na saída do prédio em que trabalho, e me divertindo com a narrativa insanamente hilária de Swift, quando uma colega passou por mim e perguntou o que eu lia.

respondi.

claro que a opinião que grande parte das pessoas tem sobre AS VIAGENS é que se trata de mais um livro de aventuras infanto-juvenil.

lêdo engano.

Swift era um satirista impiedoso, o que pode ser confirmado com a leitura de seus PANFLETOS. nas supostas aventuras de Gulliver o que se vê é, nada mais, nada menos, do que uma crítica feroz à sociedade, ao indivíduo e instituições.

os houyhmhmns, por exemplo, são uma raça de cavalos inteligentes que convive, em seu país, com os yahoos, criaturas primitivas idênticas ao homem em muitos aspectos além do físico.

os houyhmhmns são governados pela razão e pela natureza e ignoram conceitos como opinião e mentira. eles sequer têm em seu vocabulário palavra equivalente pro segundo exemplo, substituindo-a pela expressão que, ao fim da releitura, já é familiar: dizer aquilo que não é.

quem pensa que Gulliver interage só com homens muito pequenos ou gigantescos engana-se redondamente.

na terceira parte do livro ele vai parar numa cidade voadora cujos habitantes têm muito de alienígena... um contato imediato muito antes de isso estar em voga.

é interessante que nos muitos desenhos animados baseados no livro se enfatize o aspecto mais fantasioso das histórias. é interessante, também, notar que mesmo naquela época Swift propusesse soluções práticas pra problemas que não são novos, como a explosão demográfica e a escassez de recursos decorrente dela.

os houyhmhmns não usam método anticoncepcional, só bom-senso, e ainda assim só têm dois filhos por casal, um de cada sexo, de modo a perpetuar a espécie e manter a carga leve pro ecossistema.

e pensar que deram um nobel da paz prum sujeito que só faz afirmar o óbvio, o que todo mundo tá cansado de saber...

mas até aí, tem gente que pensa que AS VIAGENS DE GULLIVER é livro pra criança e que se alguém lê esse tipo de material tá querendo relaxar.

não eu.

tou mesmo a fim de encontrar idéias que sejam traduzíveis em pouco espaço pra consumo rápido.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Web Page Counters
Online Dating Sites