Photobucket - Video and Image Hosting

Bifurcação: bom

Bifurcação

Wednesday, January 17, 2007

bom

em primeiro lugar, linguagem não é língua, apesar de a língua ser uma linguagem.

língua é = a idioma.

a língua local é o português. ou a portuguesa. depende de como você estiver se sentindo agora. misógino ou não.

como dizem os livros, ‘só os gênios observam o óbvio’.

então, tirando essas obviedades do caminho, podemos falar da linguagem dos quadrinhos, que nada mais é que a combinação de outras duas linguagens.

a verbal escrita e a icônica.

alguns gostam de dizer que os quadrinhos são uma linguagem bastarda por causa dessa descendência. o cinema também deveria ser considerado assim, claro. as diferenças entre quadrinhos e cinema são, também, óbvias, mas diabo, por que não listá-las, certo?

os ícones na linguagem cinematográfica, mesma nas animações, capturam o movimento imitando de forma mais eficaz o que costuma ser chamado de ‘vida real’.

além disso a linguagem verbal nos filmes é falada.

claro que a lista poderia seguir por mais alguns parágrafos, mas como diria meu conterrâneo macunaíma, ‘ai, que preguiça’.

nas hqs a linguagem icônica é estática. a ordem dos painéis e de leitura determina a velocidade com que uma história pode ser lida (assim como a quantidade de texto em cada painel/página).

uma coisa que se pode fazer quando se está lendo uma hq e que não pode ser feita com um filme (tá, no cinema, bem entendido), é voltar atrás no meio da leitura e conferir a ordem do desenvolvimento ou alguma informação que tenha passado despercebida a princípio.

o controle sobre o desenvolvimento do tempo-espaço é maior por parte do leitor.

a outra observação a respeito da linguagem que pode ser feita é que, como num livro, as duas linguagens combinadas, tanto a icônica quanto a verbal escrita, podem ser entendidas como texto. sim, porque você lê as imagens também, do mesmo jeito que lê o sinaleiro num entroncamento... as cores são imagens dentro daquele contexto, assim como são idéias que podem ser representadas por palavras.

volto a isso depois, quando estiver menos entediado comigo mesmo e com o tema.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Web Page Counters
Online Dating Sites