Photobucket - Video and Image Hosting

Bifurcação: again

Bifurcação

Tuesday, January 16, 2007

again

como disse no outro dia, as hqs parecem muito com poesia.

se quisesse levar a comparação mais adiante, diria que as histórias em quadrinhos usam mais ou menos os mesmos recursos que a poesia quando se trata de ritmo, pausas e, por que não, formas. claro que estaria aproximando os quadrinhos mais de poesia concreta, talvez também da simbolista com todos os seus esquemas de cores e significados.

minha comparação anterior de poesia e quadrinhos era mais por causa do preconceito que atinge ambas formas de arte. tinha referido, inclusive, que o preconceito supra tinha mais a ver com o conteúdo das histórias do que com sua forma, sua linguagem.

quando se fala em poesia pro público em geral, as pessoas pensam imediatamente em romantismo.

é sério. sei do que estou falando. ninguém lembra de leminski ou dos irmãos campos. ou de rimbaud.

quando se fala em quadrinhos a resposta é parecida. dependendo de quem esteja do outro lado da interlocução a pessoa pode lembrar dos quadrinhos de maurício de sousa ou dos inevitáveis super-heróis. claro que a idéia de que quadrinhos são coisa pra criança já deixou de ser a norma em círculos mais informados... mas falar de uma maioria aqui no nosso país é falar da grande massa que ainda vota de cabresto ou pra ganhar coisas. são os semi-analfabetos, os iletrados, os que não têm acesso à tecnologia.

são duas linguagens menosprezadas e cheias de potencial.

mas até aí, até a prosa vive o drama de ser prosa e, às vezes, de ser arte.

as pessoas não lêem. os que deveriam estar mais interessados em se informar e, de repente, ter a oportunidade de virar o jogo social, não lêem.

ainda quero voltar a falar da linguagem dos quadrinhos com mais profundidade, mas não vai ser hoje.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Web Page Counters
Online Dating Sites