Photobucket - Video and Image Hosting

Bifurcação: ouch

Bifurcação

Thursday, January 11, 2007

ouch


sono pacas e até agora nada.

queria muito escrever uma seqüência do que comecei ontem mas acho difícil conseguir no meu estado atual.

tudo bem.

a divisão é arbitrária. quadrinhos autorais (faz pensar) e quadrinhos comerciais (entretenimento).

jimmy corrigan, por exemplo, foi sucesso de público em sua versão encadernada e é autoral. a crítica também gostou. mas pergunte a qualquer fã de super-heróis se já ouviu falar do livro.

falar de quadrinhos é como falar de poesia.

as pessoas têm uma idéia pré-concebida não da arte, não da linguagem, mas do gênero que consagrou a arte, a linguagem.

aqui no brasil talvez seja mais o de humor, o infantil, do que o de super-heróis.

nos eua a coisa foi diferente porque houve um boom de supas por lá nos anos 40.

superman vendia milhões de exemplares.

o que a gente tem aqui que vende feito água (e não estou perguntando de qualquer material publicado em território nacional, mas de quadrinho nacional – tem diferença)?

volto a esse raciocínio assim que convencer meus neurônios a funcionarem novamente.

1 Comments:

Blogger jeanokada said...

Bom, eu realmente não tenho muito mais saco pra discutir quadrinhos, mas vamos lá.

Acho que quadrinho pode ser o que a gente quiser que seja e, de fato, no nosso país não tem muito essa coisa de "comercial", porque NADA vende. Ninguém aqui quer saber de ler gibi, que dirá livros; só querem assistir Big Brother e ir pra praia.

Antes eu fazia essa divisão entre comercial e alternativo, mas depois mudei de opinião... Quem tá vivo e pensa muda de idéia, correto? A linha que divide um "tipo" de HQ e outra não é mais visível pra mim. Diz-se que aqui no Brasil o quadrinho comercial é infantil e de humor. Curiosamente, todas as HQs infantis que surgiram além do Mauricio fracassaram; e quanto ao material de humor, simplesmente não temos NENHUMA revista do gênero nas bancas.

Nos trabalhos que faço tento buscar um equilíbrio entre o lúdico e o "fazer pensar". Se eu consigo, são outros 500, claro. Acho importante não perder o lado "divertido" da coisa. Mas isso sou eu... VOCÊ faça do jeito que sua cabeça mandar.

3:58 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Web Page Counters
Online Dating Sites