Photobucket - Video and Image Hosting

Bifurcação: incerteza

Bifurcação

Friday, May 25, 2007

incerteza

tava falando da diferença entre a física newtoniana (sim/não) e da física quântica (sim/talvez/não) lá pelas 9h00 de hoje (ou seria ontem?). a parte que interessa de fato é que o interlocutor estava prestando atenção, verdadeira raridade em meu campo de atuação.

me interesso por esse tipo de assunto desde o ginásio, mas só há pouco tempo tenho conseguido articular melhor minhas idéias a respeito.

um dos conceitos que mais curto é justamente esse que inseriu o 'talvez' no estudo de um negócio tão árido quanto a física.

o princípio da incerteza de heisenberg diz basicamente que o fato de observar determinada partícula altera o comportamento dela, tornando a observação questionável do ponto de vista logístico.

não vou entrar em detalhes e sei que é uma simplificação rudimentar, mas serve como argumento de sustentação pra uma outra tese que me interessa e que pretendo investigar em breve: o observador cria o objeto da observação.

pense só no que isso implica.

seria possível, assim, encontrar respostas pra koans.

propor que experimentos clássicos da física quântica fossem encarados como koans seria outra possibilidade.

pense no gato de schrodinger.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Web Page Counters
Online Dating Sites