Photobucket - Video and Image Hosting

Bifurcação: levy

Bifurcação

Friday, April 06, 2007

levy

lendo a IDEOGRAFIA DINÂMICA de pierre levy e achando o máximo. da última vez que tentei tava tão atolado que não dei àtenção devida aos detalhes e meio que perdi o interesse.

mas de longe já encontrei no que me agarrar. dá pra fazer associações óbvias com o que chamei de 'ideografia estática' (hqs), mas as considerações sobre o cinema são as que estão conduzindo meu raciocínio no momento.

lembro de ler com curiosidade RECONHECIMENTO DE PADRÕES do gibson principalmente por causa de uma subtrama em que um filme era revelado fotograma por fotograma e uma rede de pessoas conectadas arquivavam seqüências de segundos pra análise posterior e, talvez, determinação do que tratava a narrativa.

e é isso o que é um filme: uma narrativa... ou um sintagma.

a cinematografia não equivale à literatura, formada somente por palavras que podem ser decompostas ou se aglutinar e assim por diante.

no cinema não há fonema, não há morfema.

só sintagma.

se aplicarmos o mesmo raciocínio à 'ideografia estática', porém, a coisa muda de figura porque, querendo ou não, um painel sozinho pode, friso 'pode', ter sentido completo em si.

não consigo pensar em exemplo melhor que a charge ou o cartum.

não que dê pra classificar a coisa toda tão arbitrariamente assim. depende muito da autoria e dos objetivos da narrativa.

estou lendo agora, entre outras coisas, o tradezinho ASILO ARKHAM, INFERNO NA TERRA e achei interessante que, mesmo se tratando de uma história contínua, os autores preferiram estruturá-la em pequenos arcos em que dados personagens tinham seus momentos na berlinda.

poderíamos, talvez, dizer que esses arcos, as narrativas dentro da narrativa maior, corresponderiam ao morfema (frase), assim como o único painel corresponderia ao fonema.

não é de hoje que me interesso pela arte seqüencial como linguagem. ainda tem muito a ser explorado nesse veio e sei que não sou o único com esse tipo de preocupação.

talvez seja legal pesquisar e pensar nisso com mais profundidade em algum outro momento.

agora só penso em descansar pra amanhã.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Web Page Counters
Online Dating Sites